top of page

Agenda Litúrgica

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

08:00 e 19:00

Missa e Imposição das Cinzas

Com esta celebração, dá-se início ao tempo da Quaresma que decorre até á Missa da Ceia do Senhor. A liturgia de Quarta-feira de Cinzas é uma verdadeira celebração penitencial comunitária. Orar, escutar a palavra de Deus, receber as cinzas com sentimentos de humanidade, jejuar e abster-se de certos alimentos é isso acolher a graça própria do início da Quaresma.

domingo, 24 de março de 2024

10:30

Bênção e Procissão dos Ramos

Na Capela do Passo do Calvário inicia-se a celebração com a solene bênção dos ramos. Em seguida sai a procissão em direção à Igreja Matriz. Nesta procissão a Igreja recorda a entrada de Cristo em Jerusalém, para consumar o seu mistério pascal.

domingo, 24 de março de 2024

11:00

Eucaristia de Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos é o pórtico de entrada na Semana Santa. Precedida pela bênção dos ramos e procissão, na missa lê-se a paixão segundo um dos Evangelhos sinópticos.

quinta-feira, 28 de março de 2024

20:00

Missa vespertina da Ceia do Senhor

Nesta Missa a Igreja propõe-se comemorar aquela última Ceia, na qual o Senhor Jesus na noite em que ia ser entregue, tendo amado até ao fim os seus que estavam no mundo, ofereceu a Deus Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do pão e do vinho, os entregou aos Apóstolos para que os tomassem, e lhes mandou, a eles e aos seus sucessores no sacerdócio, que os oferecessem também. Toda a atenção da alma deve estar orientada para os mistérios que sobretudo nesta Missa são recordados, a saber, a instituição da Eucaristia, a instituição da Ordem sacerdotal e o mandamento do Senhor sobre a caridade fraterna.

sexta-feira, 29 de março de 2024

15:00

Celebração da Paixão do Senhor

A Sexta-Feira Santa, segundo dia do Tríduo Pascal, celebra a paixão do Senhor. Esta celebração consta de três partes: liturgia da palavra, adoração da cruz e sagrada comunhão. Nesta celebração os fiéis contemplam a Jesus que «repousa» no sepulcro. A Sua Alma não deixou de vigiar e de continuar operante. Ela desce até onde a esperam todos aqueles que acreditaram em Deus e viveram na esperança da vinda do Redentor. Para todas as gerações da história humana, a Sua Morte é causa de salvação.
O «repouso» de Jesus é a imagem do «repouso» de todos aqueles que foram batizados na Sua Morte e Ressurreição. Depois que Ele morreu e foi sepultado, santificando a morte, ela já não será uma realidade terrível, mas sim «um intervalo, espiritualmente vivo, para o início duma vida superior».

sábado, 30 de março de 2024

21:00

Celebração da Vigília Pascal

Segundo uma antiquíssima tradição, esta é uma noite de vigília em nome do Senhor, «mães de todas vigílias» noite que os fiéis celebram, segundo as recomendações do Evangelho, de lâmpadas acesas na mão, á semelhança dos servos que esperam o Senhor, para que, quando Ele vier, os encontre vigilantes e os faça sentar á sua mesa.

domingo, 31 de março de 2024

Domingo de Páscoa

08:00 - Eucaristia
09:00 - Compasso Pascal
18:00 - Eucaristia

bottom of page