top of page
logo comissão da quaresma_Amarelo.png

Procissões

domingo, 25 de fevereiro de 2024

15:00

Procissão dos Terceiros

Também designada por Procissão das Cinzas ou da Penitência, trata-se de uma das mais notáveis manifestações religiosas de Ovar, dada a sua grandeza e envolvência. Inicialmente organizada em Quarta Feira de Cinzas e mais tarde transitada para o 2º Domingo da Quaresma, marca o início deste tempo de recolhimento e penitência.
Se em 1868 era formada por dez andores, já em 1672 era constituída por 24 andores, individualmente dirigidos por um elemento da Ordem Terceira e acompanhados por Anjos e Tochas.
Atualmente, saem à rua 14 andores das imagens dos Santos Tutelados da Ordem Terceira de São Francisco: Bem Casados, Santa Margarida de Cortona, Santo Ivo, Santo António de Lisboa, Santa Isabel, Santa Clara de Assis, São Roque, São Luís Rei de França, Santa Rosa de Viterbo, Andor da Ordem, São Francisco lançado às silvas, São Francisco abraçado a Cristo, Santa Isabel da Hungria e Imaculada Conceição.
Única na sua configuração, é organizada pela Venerável Ordem Terceira de S. Francisco de Ovar desde 1663.

sexta-feira, 15 de março de 2024

21:00

Procissão da Transladação da Nossa Senhora da Dores

Procissão em que se faz a Transladação da Imagem de Nossa Senhora das Dores da Capela do Passo do Calvário para a Capela de Santo António.

domingo, 17 de março de 2024

15:00

Procissão dos Passos

A Procissão dos Passos organizada pela Irmandade de Nosso Senhor dos Passos de Ovar, é a procissão no seu género das mais antigas organizada em Ovar. Visa reconstituir o caminho (os passos) de Jesus Cristo desde o Pretório até ao Calvário. Por isso mesmo, ainda hoje, a procissão cumpre o itinerário dos Passos (calvários) espalhados no centro histórico. O ponto alto ocorre quando o andor do Senhor dos Passos se encontra com o andor de nossa Senhora das Dores defronte da Capela do Passo do Encontro (Rua Alexandre Herculano). Aí os ouvintes assistem ao comovente sermão do encontro, momento catequético-devocional.

quinta-feira, 28 de março de 2024

21:30

Procissão do Ecce-Homo (Terro – Terro)

"Ecce Homo"! Segundo o Evangelho, foram estas as palavras pronunciadas pelo governador romano, Pôncio Pilatos, quando apresentou Jesus de Nazaré (flagelado, atado e com a coroa de espinhos) perante a multidão e à qual submeteu o destino final do réu. Na iconografia cristã costuma chamar-se Ecce Homo ou Senhor da Cana Verde (vulgarmente com ela na mão a servir-lhe de cetro) às figurações de Jesus Cristo apresentado em sofrimento. Assim, a Procissão de Quinta-Feira Santa, com origem no séc. XVII, aparece com diversas designações: do Ecce Homo, do Terro-Terro, da Cana Verde, dos Penitentes (permitiu a confissão pública de muitos penitentes, de cabeça tapada), dos Farricocos ou dos Fogaréus (homens vestidos de preto com as matracas e fogaréus nas mãos).
Atualmente, no silêncio da noite, interrompido, pontualmente, pelo som das matracas, três imagens do séc. XVII – Crucificação, Senhor da Cana Verde e Cristo Atado à Coluna – percorrem a cidade de Ovar, parando nas esplendorosas Capelas dos Passos, até chegarem ao Calvário e retomarem à Igreja Matriz, de onde partiram.

sexta-feira, 29 de março de 2024

07:30

Procissão da Via Sacra

A Via-Sacra é o mais apreciado exercício de piedade em louvor da Paixão de Jesus Cristo, pelo que se pratica, sobretudo, no tempo da Quaresma e na Sexta-Feira Santa, dia da Paixão, Morte e Sepultura de Jesus. Profundamente ligada aos Franciscanos, desde a sua origem, em Ovar, esta Procissão percorre as catorze cruzes presentes nas principais ruas do centro da Cidade na manhã de Sexta-Feira Santa e tem por objetivo acompanhar, espiritualmente, o trajeto de Jesus desde a agonia, no Jardim das Oliveiras, com momentos de meditação, até ao sepulcro.

sexta-feira, 29 de março de 2024

21:00

Procissão do Enterro do Senhor

A Procissão do Enterro do Senhor é uma procissão noturna. Em Ovar é anterior à construção das Capelas dos Passos. Partindo da Capela dos Passos do Calvário, a Procissão faz o percurso da Paixão de Cristo com dois andores – o esquife com Cristo Morto e Nossa Senhora da Soledade – regressando ao mesmo local.

bottom of page